15 de janeiro de 2017

[Filme] Uma Lição de Vida


Gênero: Drama
Ano: 2010
Elenco: Oliver Litondo, Emily Njoki, Hannah Wacera


O filme conta a verdadeira história de Kimani Maruge, de 84 anos, antigo veterano Mau Mau, uma sociedade secreta que lutava pela descolonização do Quênia.

Em 2003, o governo queniano anunciou que a educação seria livre para todos, com isso, Maruge, acreditando no discurso do governo, bate à porta da professora Jane Obinchu, numa escola primária. 




Só que as coisas não seriam tão fáceis assim. Maruge tem de enfrentar a falta de vontade de autoridades locais, a desconfiança da comunidade e a rixa tribal que ainda aflige o país. Ele e sua professora, lutam e enfrentam a resistência para tornar real o sonho de ler e escrever.

Além disso, o próprio Maruge tem que aprender a lidar com seus traumas passados. Ele foi brutalmente torturado e presenciou o assassinato de sua mulher e filha. Essa parte do passado é fator importante no desenrolar da história.

Assistir a jornada de Maruge é muito emocionante e por se tratar de um fato real, toca ainda mais o coração.

A professora Jane é uma personagem fabulosa e muito marcante, sua bondade e generosidade contrasta muito com as crueldades retratadas durante a história, evocando os opostos das pessoas, que podem ser boas ou totalmente vis.


Alguns críticos viram o filme como maniqueísta por mostrar um país dividido, entre pessoas bem-intencionadas e aquelas que só pensam em tirar proveito das situações. Outros ainda apontaram o filme como uma exaltação ao governo queniano, sendo benfeitor pelo programa "educação para todos" e mostrando ser um governo acessível ao povo.

Independente das críticas, o filme é inspirador pela coragem de ir atrás de um sonho, mesmo já sendo um idoso, o direito e a importância à educação e a convivência entre gerações.



A fotografia do filme é linda e a trilha sonora também não deixa a desejar. 

É aquele filme que faz refletir e a lembrar que precisamos viver e não sobreviver.



OBS: O filme também pode ser encontrado sob o título de "O Aluno". 

Trailer: 






8 comentários:

  1. Nossa, eu não conhecia esse filme. Gosto muito de filmes que retratam acontecimentos passados, ainda mais quando relatam histórias assim. Vou assistir com certeza.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não conhecia esse filme ainda mas já pela sua opinião pude perceber que é uma história repleta de emoção e momentos marcantes. Uma excelente dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, tudo bem?
    O filme parece ser muito bom, uma história realmente emocionante. Os horrores vividos pelo personagem e a força de vontade para aprender a ler mesmo em meio a tantas dificuldades é mesmo inspirador. Não conhecia o filme e sem dúvidas irei assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Sabe, sempre que um assunto vem à tona, não importa qual seja, vários se levantam criticando, seja a favor ou contra. E infelizmente o importante é perdido. O importante aqui é ele realizando um sonho que antes era impossível, no meio de tanta guerra e dificuldades. O importante é que outros possam ter a mesma chance que ele. Com certeza vou clocar o filme na lista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OOI! Não conhecia o filme. Parece maravilhoso, daquele que nos trazem muitas lições de vida e temas para refletir. Dica anotada!
    Parabéns pela crítica! :)
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que bacana, já tinha visto uma imagem do filme, mas não sabia muito bem do que se tratava a foto, muito menos de que vinha de um filme. A história realmente parece muito inspiradora e comovente, pararei para assistir um dia :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, não conhecia esse filme, pra falar a verdade nem tinha noção sobre ele, e adorei saber que conta uma realidade que é realmente triste em diversos países, vou anotar para assistir logo mais. Gostei da tua critica que foi bem esclarecedora sem deixar muitos detalhes para não estragar a surpresa ao assistir.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o filme, mas fiquei bem curiosa em conferir a história, mesmo com os pontos negativos que pode ter. Quem vai curtir muito é minha mãe, que ama esse tipo de filme. Adorei a dica :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.