18 de maio de 2017

Um pouquinho de Machado de Assis


Círculo vicioso



Este e outros manuscritos podem ser encontrados aqui.

Transcrição:

 Bailando no ar, gemia inquieto vagalume:
"Quem me dera que eu fosse aquela loira estrela
Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!"
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

"Pudesse eu copiar-te o transparente lume,
Que, da grega coluna à gótica janela,
Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela"
Mas a lua, fitando o sol com azedume:

"Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela
Claridade imortal, que toda a luz resume"!
Mas o sol, inclinando a rútila capela:

Pesa-me esta brilhante auréola de nume...
Enfara-me esta luz e desmedida umbela...
Por que não nasci eu um simples vagalume?"...


O carioca Machado de Assis nasceu em 1839, e desenvolveu diversas atividades, com obras em quase todos os gêneros literários, seja como poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista ou crítico literário. Tendo escrito 9 romances, 200 coletâneas de poemas e mais de 600 crônicas, suas obras mais lidas são "Quincas Borba", "Esaú e Jacó" e "Memorial de Aires", além da obra queridinha deste blog, "Dom Casmurro", imortalizada também em adaptações para cinema e teatro. 





Um comentário:

  1. Nossa, que momento nostálgico... de repente voltei aos tempos de escola, qd ouvia falar dele nas aulas de Literatura. Lembro até hoje que a professora mandou que cada grupo lesse um livro de literatura Brasileira para fazer uma peça como trabalho de final de ano. E o do meu grupo era Dom Casmurro... Vish, pense num livro chato! kkkk Odiei com tanta força aquele livro que larguei num canto da casa... Anos depois, ao fazer uma faxina daquela no meu quarto, dei de cara com o coitado largado lá num canto... Resolvi pegar para dar uma segunda chance a história... E não é que ela era boa?! Acho que o estado de espírito da gente influencia bastante na hora de ler um livro... a prova está aqui no meu relato... rsrs
    Bjks!

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo