8 de fevereiro de 2017

[Resenha] Pepita


PEPITA - Passei a minha infância e adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying
Autor: Mar' Junior
Editora: Amazon
Ano: 2017
Páginas: 256

E-book em parceria com o autor


Sinopse: A história de PEPITA acontece no último dia de aula do ensino médio, no dia de sua formatura. Ela, deitada num sofá na biblioteca, onde sempre gostou de estar, relembra o seu passado, como chegou naquela escola aos 2, 3 anos de idade e que foi perseguida esses anos todos, sofrendo bullying. PEPITA nasceu num lar tão rico, que as suas próximas dez gerações não precisarão trabalhar. Menina bonita, magra, com dentes perfeitos, inteligente - lê muito -, desportista - ganhou tudo pela escola -, participativa nas atividades diárias normalmente, como Grêmio estudantil e aluna de notas excelentes. PEPITA tinha tudo para não sofrer bullying, mas o inverso aconteceu e ela não sabe até hoje porque Canina e sua turma a tratam tão mal e aprontaram com ela nesses últimos 15 anos, que ela espera nunca mais revê-las. PEPITA teve algumas perdas importantes na sua vida neste período, mas também teve encontros extraordinários. Sua relação com seus pais é a melhor, dentro do planejado com eles, só se comunicando por intermédio de bilhetes que são colocados num quadro no segundo andar da sua casa, onde ficam os quartos. PEPITA mostra que não precisa ser negro, pobre ou favelado para ser mau-caráter, basta ter uma família desestruturada para que isso venha à tona.




Olá!!

A resenha de hoje é do livro Pepita - Passei minha infância e adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying, de Mar' Junior. 

Vamos entender um pouquinho sobre o bullying?


Bullying é um anglicismo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de porder. Bullying é um problema mundial, sendo que a agressão física ou moral repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida. (Fonte)

Embora seja um termo recente, o bullying é prática que já vem ocorrendo desde muito tempo, é um problema mundial e muito sério, que pode trazer graves consequências.




Nossa protagonista, Pepita, uma garota de 17 anos, que desde muito cedo sofre bullying e sua história é contada por ela mesma.

Por ser narrada em primeira pessoa conseguimos ter toda noção do que Pepita sente, suas emoções e sentimentos.

Não só por essa proximidade grande que a personagem tem com o leitor, mas também por já ter passado pelo bullying me identifiquei muito com Pepita.

A história começa no dia da formatura de Pepita, agora já adolescente, ela passa a relembrar fatos de sua vida desde sua infância onde tudo começou.



"Sofro com bullying desde quando entrei aqui. Os professores sabem, mas fecharam os seus olhos, fingiram não ver nada. É mais fácil assim."


Pepita é uma menina doce, bondosa e com bom coração e em sua escola ela só pode contar com o apoio de duas pessoas, que são as faxineiras do colégio. Devido a essa personalidade tão doce, muitas vezes, ela acreditou na boa intenção de suas colegas de escola. 

Ela passa a relembrar diversas humilhações e violência física e psicológica que sofreu desde quando entrou para a escola. Todos esses episódios tem como líder Canina e sua turma, a qual, Pepita se refere como "as populares".

É impressionante de ver quantas meninas estão envolvidas nas agressões sofridas e tamanho ódio que Canina alimenta contra Pepita, aparentemente sem nenhum motivo. Aliás não há nada que justifique tal comportamento.




O que me deixou com muita raiva, foi o comportamento do corpo docente da escola em relação as agressões, tive vontade de entrar na história e eu mesma tomar providências. 

Penso na falta de preparo para esse tipo de situação. O que fazer diante do bullying? Fechar os olhos ou simplesmente ignorar não é o caminho. Infelizmente isso ocorre a todo momento e pode trazer consequências graves.



"O que ela não sabia é que estava criando monstros dentro do colégio. Estava dando oportunidades para as pessoas não terem limites."


Outro ponto que gostaria de salientar é a relação de Pepita com seus pais, ele possuem uma comunicação bem peculiar, no começo do livro cheguei a pensar se seria um caso de pais ausentes, depois vi que não era bem assim.




Enfim, Pepita é um livro de arregaçar o coração, refletir e conscientizar. 

Refletir sobre o bullying, a motivação sobre ele. Canina odiava Pepita com todas as forças e esse era o "seu motivo", mas e as outras meninas? Que de alguma forma era o gás de Canina e a ajudavam. Seria por simples prazer de ver as humilhações passadas por outro? É um alerta aos pais, educadores e a qualquer um.

Cada capítulo inicia-se com uma citação bíblica o que gostei muito.

O livro terminou de forma que já deixa vontade de acompanhar mais da vida de Pepita, que conquista o leitor. E eu agradeço imensamente ao autor pela oportunidade dessa leitura.


"O medo só prejudica quando ele é maior do que a sua capacidade de amar."




Pepita – passei a minha infância e adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying, está disponível para compra no site da Amazon e, o exemplar físico está com uma campanha no Catarse.







15 comentários:

  1. Esse livro parece ser forte! Gosto quando abordar temas assim.
    Também já sofri com bullying e vale o alerta.
    Parabéns pela resenha.

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É forte sim... e só fortes como PEPITA pode e deve continuar a sua história... depois que ler, comente!
      Shalom!
      VIDA!
      Mar'

      Excluir
  2. Obrigado Fernanda, fiquei muito feliz com a sua resenha... um beijo e o meu eterno carinho! Mar'

    ResponderExcluir
  3. Eu resenhei Pepita também e vi que o livro nos chamou atenção de vários pontos similares! É realmente uma obra que trata bem o tema do bullying, de vários ângulos! :)
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E fez uma belíssima resenha... obrigado Rê... beijinhos Mar'

      Excluir
  4. Olá!

    Não conhecia esse livro mas já me interessei por ele justamente por causa do bullying. Aliás, mesmo conhecendo esse livro apenas neste post, já sei que vou me identificar com a Pepita, pois também sofri bullying e recebi muitos apelidos maldosos ao longo da minha infância... Enfim, obrigada pela dica e vou ver se consigo o meu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é.. PEPITA vai mexer com você e CANINA? Bem, ela é da turma do mal, daquela que comanda as "POPULARES". Vale a sua leitura e a sua experiência com o tema.
      Vou gostar de ter uma palavrinha de PEPITA depois.
      Beijinhos
      VIDA!
      Mar'

      Excluir
  5. Não me interessei pela leitura, para falar a verdade quando começou isso de todo mundo escrever sobre o tema bullying achei bem legal, mas estou meio cansada dele e por isso parei de ler histórias do tipo. Na minha época nessa palavra nem era usada, mas sofri no colégio e nunca recebi apoio algum. Mesmo assim, felizmente superei, o que nem sempre acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sou o autor de "PEPITA - passei a minha infância e adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying." e de "BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo." ele é autobiográfico e só pelo título já dá pra ter noção da escrita em si.
      Infelizmente essa massificação do tema BULLYING tem que haver sim, até porquê, pouca gente toma alguma providência.
      Este obra é uma ficção, mas não muito longe da realidade. O que faz ela ser diferente? É relatada numa escola de milionários, onde as pessoas acreditam que não há violência. EU destacaria PEPITA não de uma sofredora e sim de uma menina guerreira, onde tem perdas fortes, mas com muita fé, consegue tocar a sua vida.
      A história não termina ai, pois teremos mais o segundo e o terceiro livro dela, quando será revelado tudo que CANINA fez.
      Acho que vale a sua leitura, por ser uma obra diferenciada do que existe por ai. Escrito na primeira pessoa, você passará 15 anos de vida com PEPITA, CANINA e as "POPULARES"
      Quando quiser, veja o trabalho que realizamos no país desde 2004 em nosso site http://ciaatoresdemar.com
      Obrigado.
      Shalom!
      VIDA!
      Mar'Junior - Cia Atores de Mar'

      Excluir
  6. OIii!

    Eu acho mega importante ter obras que falem sobre Bullying e os perigos na vida de quem sofre, porém, assim como a Ju disse nos comentários, acho que surgiram muitos com o mesmo tema e isso acabou se tornando cansativo e eu não acho legal.
    A história parece ser boa e bem real, o que é importante. Gostei da sua resenha e das fotos!

    Beijinhso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCULPE, copiei...
      Oi! Sou o autor de "PEPITA - passei a minha infância e adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying." e de "BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo." ele é autobiográfico e só pelo título já dá pra ter noção da escrita em si.
      Infelizmente essa massificação do tema BULLYING tem que haver sim, até porquê, pouca gente toma alguma providência.
      Este obra é uma ficção, mas não muito longe da realidade. O que faz ela ser diferente? É relatada numa escola de milionários, onde as pessoas acreditam que não há violência. EU destacaria PEPITA não de uma sofredora e sim de uma menina guerreira, onde tem perdas fortes, mas com muita fé, consegue tocar a sua vida.
      A história não termina ai, pois teremos mais o segundo e o terceiro livro dela, quando será revelado tudo que CANINA fez.
      Acho que vale a sua leitura, por ser uma obra diferenciada do que existe por ai. Escrito na primeira pessoa, você passará 15 anos de vida com PEPITA, CANINA e as "POPULARES"
      Quando quiser, veja o trabalho que realizamos no país desde 2004 em nosso site http://ciaatoresdemar.com
      Obrigado.
      Shalom!
      VIDA!
      Mar'Junior - Cia Atores de Mar'

      Excluir
  7. Acho interessante trabalharem com a temática do bullying, assunto que deveria ser ainda mais discutido pelas pessoas e debatido em sala de aula. Mas, apesar disso, não senti muita vontade de lê-lo, ainda mais sabendo que possui continuação...



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Cada um tem um jeito de ser, né mesmo?
      Quando comecei a escrever PEPITA era pra ser um livro apenas, mas o final dele me fez ver que há a necessidade de transformá-lo numa trilogia. As histórias de cada livro são independentes, mas com ligação. Se você ler o primeiro, não necessariamente tem que ler o segundo e depois o terceiro, mas vai querer ler para saber o porquê da CANINA ter aprontado tanto.
      Mas se você pensar em ler o segundo ou o terceiro sem ler o primeiro, perderá o fio da meada...
      Vale a sua leitura e seu comentário...
      Abraços
      VIDA!
      Mar'

      Excluir
  8. Oi Fernanda.

    O livro contém um tema bem interessante e acho importante para os jovens porque o bullying sempre foi praticado em vários lugares, principalmente na escola. É um assunto que pode ser trabalhado em todos os leitores de qualquer faixa de idade. Dica anotada, fiquei bem curiosa com a história. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Espero que compreenda o que PEPITA passou e vai passar...
      Depois que ler, gostaria de conhecer a sua versão desta história fascinante que é PEPITA.
      beijinhos
      Mar'

      Excluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.